Filtro solar físico ou químico: você sabe a diferença?


As gôndolas e prateleiras das drogarias e supermercados estão lotadas de produtos para proteção solar, com FPS (Fator de Proteção Solar) dos mais baixos aos mais resistentes ao sol. O produto é, sem dúvida, indispensável na rotina de cuidados diários com a pele, seja no inverno ou no verão. Os raios ultravioleta são um tipo de radiação emitida pelo sol que provoca queimaduras e até câncer de pele. Por isso, investir na proteção é fundamental.


Você sabia que existem dois tipos de filtro solar: o físico e o químico? Conheça as diferenças entre eles e escolha o mais apropriado às suas condições de pele e estilo de vida.


Os mais comuns encontrados no mercado são os filtros químicos, formados por substâncias orgânicas. Ao aplicar, o produto é absorvido pela pele, bloqueando e impedindo que a radiação ultravioleta provoque os efeitos danosos do sol. O produto tem curta durabilidade e, por isso, deve ser reaplicado várias vezes, principalmente na praia ou piscina.


Já os filtros físicos, também conhecidos como inorgânicos, são produzidos a partir de partículas metálicas ou de óxidos metálicos, formando uma barreira que reflete os raios solares e impede que atinjam as células da pele. Com esse tipo de filtro, os raios de sol se dispersam ao incidir na pele, evitando queimaduras. São muito indicados para peles de crianças e gestantes, devido à maior sensibilidade cutânea, e também para pessoas alérgicas, pois o produto penetra pouco na pele. Os filtros físicos possuem durabilidade mais prolongada, comparado aos filtros químicos, e costumam deixar a pele mais esbranquiçada na aplicação.

Existe também a combinação dos dois- físico e químico. Em geral,os bloqueadores mais potentes possuem as duas características.


Atente, no entanto, quanto ao FPS, para que o produto seja adequado às características de sua pele e ao seu grau de resistência ao sol. Para peles mais claras, aposte no FPS mais alto; peles oleosas, procure formulações em gel , spray ou toque seco, que não comprometam a proteção solar.


E lembre-se: crie o hábito de usar protetor solar todos os dias, seja inverno, verão, dentro de casa e em ambientes com luz artificial. Carregue na bolsa, no nécessaire e até dentro do carro.


Previna-se!


31 visualizações
Agende sua avaliação estética.
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
logo whatsapp.png
Visite também L'Organi Clinica Médica
Otorrinolaringologia
Logo LOrgani otorrino

R. Antônio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5533-5522

WhatsApp: (11) 95043-5522

©Criado por naLATA.net