top of page

A quarentena "bagunçou" sua rotina ?


Dois meses sem sair de casa. Home Office, afazeres domésticos, filhos com aulas online, distanciamento de familiares e amigos queridos, nenhuma viagem e passeio nos fins de semana... tudo isso mexe drasticamente com a rotina e o astral de qualquer pessoa. “Organize-se” é a palavra de ordem. E você pode começar estabelecendo regras e horários: para o trabalho, para atender os filhos nas tarefas escolares e entretenimentos, para cuidar da casa, para cuidar de si mesmo. Enfim, administrar o tempo com planejamento e foco nas prioridades a serem cumpridas.

Uma das atividades que ajuda muito a superar a ansiedade e o estresse causado por essa nova realidade, é manter a casa limpa e arrumada. Arregace as mangas, peça ajuda aos filhos, se possível, e mãos à obra.


Vamos às dicas?

- Organize a bagunça da casa. Um ambiente arrumado oferece conforto e bem-estar. Se bater aquela preguiça de arrumar a casa toda, limpe um cômodo de cada vez. Assim, rapidinho tudo estará no lugar certo. Depois, fica muito mais fácil manter a ordem.


- Aproveite esses dias em casa para eliminar papéis que são desnecessários. Muitos deles você nem sabe por que guardou. Os que não podem ser dispensados, opte por arquivá-los em pastas com divisões.


- Doe o que não usa mais: roupas, sapatos, cobertores. Há quem esteja precisando mais do que você. Pratique o desapego.


- Elimine o que está quebrado, rasgado, desbotado. Com certeza você tem outros objetos em bom estado para substituir.


- Se for reaproveitar aquele eletrodoméstico antigo, certifique-se de que ele está em ótimo funcionamento e ainda te atende. Se começar a dar problemas, o melhor mesmo é se desfazer dele. Sai mais barato adquirir um novo do que arcar com as idas e vindas da assistência técnica.


- Não se torne um acumulador. Observe se não está comprando por impulso, principalmente nesse período em que as vendas online crescem vertiginosamente. Muitas vezes você não tem onde guardar aquilo que comprou e vai entulhando, perdendo espaço, bagunçando...É um circulo vicioso que deve ser corrigido.


- Abuse de prateleiras para guardar alimentos, produtos de higiene e limpeza, ferramentas. As caixas organizadoras também funcionam muito bem. Você vai achar o que precisa com mais rapidez e facilidade.


- Coloque as revistas em revisteiros e não as deixem espalhadas pela casa toda. Assim como os brinquedos e jogos. Guarde-os depois de serem usados.


- Próximo à porta de entrada da casa, tenha um caixinha ou alguns ganchos (existem muitos decorativos) para pendurar as chaves de casa, do carro. Na hora de sair, você terá tudo à mão.


- Sabe aqueles quadros perfurados? São perfeitos para pendurar suas bijuterias e acessórios, evitando que uma peça se enrosque na outra. E ainda acabam formando uma linda vitrine.

- Canos de PVC são ótimos organizadores de gaveta e servem para guardar roupas íntimas e meias.

- Ganhe espaço acomodando roupas de cama e banho embaixo da cama. Você pode utilizar caixas com tampa, para não acumular pó.

- Nos cantos de parede, que tal investir em cantoneiras? São ótimos recursos para colocar livros, porta-retratos, um vaso com planta e, de quebra, decorar o ambiente.

E então, ficou com vontade de livrar-se da bagunça? Use a criatividade e transforme a sua casa em um verdadeiro lar, aconchegante e que acolhe nesse cenário de distanciamento. Você perceberá que essa “arrumação” vai te proporcionar serenidade, entusiasmo, alegria e até maior produtividade nas funções de home office.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page