top of page

Alimentos aliados da menopausa


Ondas de calor, suores noturnos, insônia e falta de libido são algumas manifestações da menopausa, deixando as mulheres irritadiças e mal humoradas. Porém, esses sintomas podem ser amenizados, adotando uma alimentação apropriada, a fim de manter o equilíbrio hormonal.


A nutricionista Jitka Kasparova, da Clínica L’Organi, sugere alguns ingredientes e receitas para aliviar o desconforto de quem está passando por esse período.


Confira:

- Isoflavona: a soja é rica nesse ingrediente. Opte pela soja fermentada ou coagulada (tofu, missô, nato, tempeh), porque nessas condições, facilita a digestão.


- Chá de flores de trevo-dos-prados (Trifolium pratense): essa erva contém elevados níveis de isoflavonas que ajudam na regulação hormonal. Use 2 colheres de flores secas de trevo-dos-prados para 1 xícara de água.


Ferva a água e depois acrescente a planta. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

- Linhaça: recomenda-se 40g de linhaça moída (cerca de 3 colheres de sopa, por dia) como forma de reposição hormonal natural. Polvilhe 1 colher de sopa de linhaça sobre o prato do almoço e jantar; acrescente linhaça moída ao suco de laranja com agrião; ao pote de iogurte, numa taça de cereais com leite etc.


- Inhame: essa raiz contém diosgenina, um composto químico precursor de certos hormônios, como a progesterona, cuja produção cai bruscamente na menopausa. Uma dica é o preparo do Leite de Inhame. Anote a receita:

- 300gde inhame cozido por 5 minutos.

- 500 ml de água filtrada quente (se preferir um leite mais cremoso, utilize cerca de 400 a 350 ml de água).

- acrescente essência do seu gosto (opcional).

Retire a casca do inhame e corte em pedaços pequenos. Cozinhe por 5 minutos. Escorra e dispense a água do cozimento. Depois coloque o inhame cozido no liquidificador junto com 500 ml de água quente. Adicione a essência se preferir, misture e processe. Esse leite deve ser guardado na geladeira dentro uma garrafa de vidro com tampa. Pode ser armazenado por até 7 dias.

O leite de inhame pode ser usado para fazer chocolate quente, cappuccino, shakes, sucos e fica muito saboroso batido com mamão, banana, morango e maçã.

No quesito suplementos, vale combinar a alimentação com o Óleo de Prímula (500mg por dia) e Óleo de Cártamo (1g por dia). Assim, é possível passar pelo período da menopausa com disposição e bem-estar.


Fica a dica!

402 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page