Beleza de dentro pra fora


Se você anda sem energia e sem disposição, seus cabelos estão sem brilho, sua pele opaca, seus lábios ressecados .... talvez seja esse o momento exato de dar uma pausa e observar o que você está ingerindo no seu dia a dia, prejudicando a sua qualidade de vida. Sua dieta é rica em gorduras e açucares? No supermercado você compra muitos enlatados e alimentos instantâneos? Se respondeu sim, é hora de mudar os seus hábitos alimentares para desintoxicar o organismo e, assim, promover uma transformação geral na sua saúde física e mental.


A nutricionista Jitka Kasparova, da Clínica L’Organi, dá algumas dicas “desintoxicantes” para fazer parte do seu cardápio. Siga e compartilhe:


- No clima frio, nada mais gostoso do que uma sopa bem quentinha pra aquecer. Prepare um caldo de legumes in natura e tempere com ervas. Se preferir algo mais consistente, é só bater no liquidificador e está pronto um delicioso creme de legumes.


- Substitua as massas tradicionais por um macarrão de abobrinha ou pupunha. Use molhos caseiros, preparados com tomate, manjericão e cheiro verde. É muito mais saudável.


- Saladas ficam deliciosas se temperadas com azeite, limão ou vinagre de maçã. Nada de molhos industrializados, que costumam ter muito conservante.


- Carregue na bolsa ou no porta-luvas do carro algum lanche pra driblar aquela fome que chega de repente, sem avisar. Frutas como banana, maçã, um potinho com mamão ou melão picados, castanhas e nozes são muito bem-vindos e ajudam a saciar o organismo.


- As frutas cítricas (limão, laranja, acerola, kiwi e lima) são excelentes para liberar as toxinas do fígado. Invista nos cítricos.


- Inclua a couve em seu cardápio. Esse vegetal é rico em ferro e vitaminas do completo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. Muitas receitas podem ser feitas com a couve, desde suco, refogada com feijão, misturada à farofa, e até crua, cortada bem fininha para salada.


- Recomenda-se ingerir também, diariamente, pelo menos uma xícara de vegetais crucíferos (repolho, brócolis, couve flor, couve de Bruxelas, rúcula, nabo, agrião). Esses alimentos possuem fibras e agentes antioxidantes em sua composição, além de proteger o sistema imunológico.


- Hidrate-se: beba água, sucos de frutas naturais, água de coco, mesmo que não tenha sede. Acostume-se a tomar todos os dias um copo d’água em jejum. Além de eliminar as toxinas, facilita o trânsito intestinal e previne a prisão de ventre.


- O chá de hibisco, salsinha, cavalinha, branco, verde e de folhas de amora são poderosos para eliminar inchaço por retenção de líquidos e ainda auxiliam na queima de gordura. Coloque mais esse item em sua lista de compras e não vai se arrepender.


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