top of page

Mudança de hábitos alimentares ajuda a combater a retenção de líquidos


Quem algum dia não percebeu que o abdômen, pernas e pés e até os olhos estavam um pouco inchados e que a roupa ficou mais apertada? O problema pode ser a retenção de líquidos no organismo, causando o inchaço, o aumento de peso e o desconforto.

As causas mais comuns apontadas para quem sofre com a retenção de líquidos estão a oscilação hormonal, TPM, gravidez, sedentarismo, obesidade, tabagismo, bebidas alcoólicas e alimentação inadequada. Na maioria das vezes, a mudança de hábitos e de cardápio são suficientes para melhorar esses sintomas e até a desintoxicar o organismo.


Conheça os alimentos que possuem ação diurética e, desta forma, favorecem a eliminação de líquidos:


- Entre as frutas, tenha em sua fruteira maçã, laranja, maracujá, melão, melancia, abacaxi, morango e kiwi. Consuma, de preferência, in natura.


- No campo dos vegetais, inclua na sua rotina o agrião, salsão e salsinha, alho-poró, espinafre, aspargos, pepino, beterraba, pimentão, tomate, cebola e alho.


- Tome água, água de coco e chás diuréticos (capim limão, hortelã, alecrim), para aumentar a diurese.

- Diminua a quantidade de sal no preparo dos alimentos. Substitua por temperos como o alho, ervas, noz moscada, gengibre. E evite produtos industrializados.


Fique de olho no sobrepeso. Se você está acima do peso o quadro de retenção pode se agravar. Reserve um horário em sua agenda para a prática regular de exercícios físicos, que certamente serão muito benéficos para a circulação sanguínea, melhorando os inchaços.


A drenagem linfática também é muito recomendada. Essa modalidade de massagem “drena” o excesso de líquido do organismo (através do sistema linfático), auxiliando na eliminação de toxinas pela urina. reduzindo inchaços e a desconfortável sensação de “peso”.


Siga essas dicas e observe se o seu organismo responde bem, eliminando o excesso de líquido, e assim, diminuindo o inchaço. Porém se o problema persistir, peça ao seu médico a indicação de um nefrologista para uma investigação mais detalhada.


Para entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp clique no link: https://goo.gl/JiFrch


Clínica Médica L'Organi Rua Antonio de Macedo Soares, 1760 Campo Belo – São Paulo (estacionamento em frente) (11) 96359-5301 (11) 5533-5522

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page