No inverno, adapte o cardápio para não engordar
- Angélica Soller
- 25 de jul.
- 2 min de leitura

Que tipo de alimento consumir no inverno para aquecer o corpo, gerar saciedade e... não engordar? A nutricionista Jitka Kasparova Lustosa Cabral, da Clínica L’Organi explica que na estação mais fria do ano é muito importante ingerir alimentos com alto valor biológico, pois eles contém aminoácidos essenciais, que colaboram para fortalecer a imunidade do organismo.
Os alimentos dessa categoria podem ser de origem animal (carnes, peixes, ovos, leites e derivados) e vegetal (leguminosas como feijão, lentilha, ervilha). “As leguminosas quando combinadas com arroz, oferecem proteína com alto valor biológico”, esclarece a nutricionista. “Se preferir preparar sopas de feijão, lentilha ou ervilha, basta acrescentar batatas ao caldo, que terá o mesmo efeito proteico”, complementa.
Outro alimento importante e que contém todos os aminoácidos essenciais é a quinoa, um grão bastante versátil que pode ser usado em saladas, sopas, recheios etc. E para o café da manhã, a recomendação da nutricionista são os ovos e o mingau de aveia.
No entanto, é no inverno também que o corpo tende a ficar mais preguiçoso e vulnerável aos alimentos calóricos. Mas não se desespere. Com força de vontade e alguns ajustes no cardápio é possível manter uma alimentação saudável sem interferir no peso. “O importante é não extrapolar na quantidade”, enfatiza a nutri.
Confira as suas dicas:
- Prepare legumes variados na manteiga ou azeite. Essas gorduras são consideradas “gorduras boas”, que além do sabor também ajudam a digerir vitaminas e minerais (evite óleo vegetal). Misture mandioquinha, alho-poró, abóbora, couve- flor, brócolis entre outros, refogue e finalize com ervas.
- Legumes assados também são ótimos para aquecer no inverno. Use pimentões, tomates, abóbora, berinjela, abobrinha etc. Asse no forno com temperos e ervas.
- Para o jantar, opte por uma alimentação mais leve, como caldos e sopas de verduras e legumes.
- Frutas assadas são excelentes opções de sobremesa com baixa caloria. Experimente assar no forno ou no grill maçã, banana, abacaxi, salpicados de canela. Ficam deliciosas e nutritivas.
- Hidrate-se. Além de água, os chás quentes são muito bem-vindos no inverno. Acrescente gengibre, anis e canela em pau, ingredientes termogênicos e que ajudam a “queimar” gorduras, além de dar um toque especial de sabor. E ainda possuem ação anti-inflamatória, lembrando que um corpo inflamado tem tendência a engordar.
E deixe de lado o sedentarismo. Mexa-se. Coloque um tênis, um agasalho bem quentinho e enfrente a temperatura. Logo você sentirá o corpo aquecido e confortável.
Se mesmo assim perceber que está acima do peso e com dificuldade de eliminar os quilos excedentes, a Clínica L’Organi oferece uma consultoria personalizada em Gestão de Emagrecimento, com médicos e nutricionista, para te ajudar a emagrecer, sem medicamentos e com base na reeducação alimentar.
📍 Agende sua consulta:
Clínica L’Organi
📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760
Campo Belo – São Paulo
(11) 5533-5522
Comentários