top of page

Alimentos naturais e orgânicos: você sabe diferenciá-los?



É fato que atualmente as pessoas estão dedicando atenção especial aos alimentos que consomem, buscando alternativas mais saudáveis e sustentáveis, tanto para o organismo como para o meio ambiente. Há os que restringem a carne, o glúten, os itens derivados do leite e de origem animal, enfim, a cada momento surgem no mercado novas categorias de produtos para atender a essa demanda. Os alimentos naturais e orgânicos são algumas das escolhas saudáveis, com forte presença na mesa do consumidor. E você, sabe como identificá-los?


O próprio nome já diz: os alimentos naturais são aqueles que vêm diretamente da natureza para a mesa, sem qualquer interferência de processos industriais, isentos de aditivos químicos (corantes, conservantes e sabores artificiais), preservando os seus nutrientes.

Os orgânicos, por sua vez, são cultivados sem o uso de agrotóxicos, pesticidas, herbicidas, adubos e fertilizantes artificiais. Para que recebam o selo de “alimento orgânico”, é necessário que toda a sua cadeia produtiva (plantio, cultivo, colheita, estocagem, transporte e distribuição) esteja de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos certificadores.


Natural ou orgânico, a verdade é que ambos trazem muitos benefícios para a saúde, principalmente quando o corpo sinaliza que precisa de um “detox”. A alimentação correta é a grande responsável nesse processo de eliminação de toxinas e limpeza interna. E isso inclui a ingestão de enzimas, minerais, vitaminas e proteínas. “As proteínas transportam as toxinas para serem excretadas do organismo e por isso devem estar presentes nesse processo de detox”, explica Jitka Kasparova, nutricionista da Clínica L’Organi.


Observe os sinais que o seu corpo está emitindo. Os sintomas abaixo revelam que chegou a hora de mudar a sua rotina alimentar.

• Sensação de inchaço

• Dor de cabeça

• Mau hálito e gosto metálico na boca

• Falta de apetite de manhã e fome excessiva de noite

• Olheiras e falta de energia

• Gases abdominais


Se você se encaixou nesse quadro, não adie o momento detox. Invista nos alimentos naturais e orgânicos e fique longe de produtos industrializados (ricos em sódio e conservantes), frituras, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, sorvete de massa e farinha branca.

Lembre-se também que a hidratação é essencial para que as substâncias tóxicas sejam eliminadas pelos rins e intestino.


Comprometa-se.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page