Sua autoestima está abalada?
- Angélica Soller
- 8 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A

pandemia trouxe momentos sombrios, transformando a rotina pessoal e profissional de praticamente todo o mundo. Mexeu com a ansiedade, a depressão, a energia e com os ânimos de muita gente, levando ao aumento do uso de remédios e drogas. É claro que esse conjunto de sentimentos afeta diretamente a autoestima, jogando-a para baixo. Como reconquistar o amor, a confiança, o cuidado e o respeito por si próprio?
É claro que a beleza, o “eu externo”, colabora muito para elevar a autoestima. É importante cuidar do corpo, da pele e sentir-se bem ao olhar no espelho e ver refletida uma imagem que lhe traz alegria. Mas o melhor ainda é associar esse bem-estar físico à saúde mental, ter entusiasmo, manter relacionamentos saudáveis e investir na qualidade de vida. No entanto, é fundamental se conscientizar de que o ciclo da vida é feito de erros e acertos, vitórias e derrotas. Entender esse movimento com sabedoria já representa um grande avanço para suportar as intempéries e encarar eventuais fracassos como impulso para o fortalecimento pessoal.
Quer desenvolver a sua autoestima e mantê-la em alta? Seguem algumas dicas:
- Conheça-se melhor. Olhe pra dentro de si avalie o que te faz bem e o que te incomoda. O autoconhecimento gera confiança e ajuda a tomar decisões.
- Aceite-se. Se há algo em você que deseja mudar e isso for possível, vá a luta e mude. Caso contrário, sinta-se satisfeito consigo.
- Liberte-se da culpa, mágoa ou ressentimento. Seja mais compassivo com seus erros e não se martirize tanto. Reconheça-os e mude a sua conduta daí em diante. Afinal quem não comete erros?
- Não se compare aos outros. Cada um tem seu próprio caminho. Inspire-se na frase do educador Paulo Freire que diz: "Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes".
- Reconheça e comemore suas vitórias e conquistas. Relembre dificuldades e problemas que já superou no passado. Isso demonstra a sua capacidade de vencer obstáculos.
- Aprenda algo novo. A autoestima vai lá pra cima quando você inicia um projeto e se dedica a ele até concretizá-lo com sucesso.
- Não se cobre tanto com relação às suas limitações. Coloque o foco nas suas habilidades e talentos.
- Medite. A meditação traz serenidade, acalma as turbulências mentais, ajuda a clarear os pensamentos e a fazer melhores escolhas.
- Valorize-se. A pessoa que reconhece o seu valor, não fica vulnerável às críticas dos outros.
- Agradeça sempre. O ato de agradecer estimula a tomar atitudes cada vez mais acertadas.
Por fim, tenha em mente a importância de exercitar o cuidado e o amor para consigo mesmo, tanto na vida pessoal como profissional. Não desista, olhe pra frente, não se entregue, pois tudo passa!






Comentários